Mala Extraviada

A viagem foi perfeita, o serviço de bordo foi excelente e você finalmente chegou ao seu destino, pronto para curtir aquela viagem inesquecível, só tem um pequeno problema… A sua mala não chegou.  O extravio de bagagem é uma das situações que mais preocupam os viajantes. Além de gerar toda uma situação bastante desconfortável, você acaba perdendo momentos preciosos do seu passeio para resolver este problema.

São vários os motivos que podem levar a sua mala a ser extraviada, mas existem 3 principais:
-Engano de passageiro: as vezes, quando as malas são parecidas e estão sem identificação, é normal algum passageiro acabar se confundindo e pegando a mala errada na esteira.

– Conexões: É bem freqüente as malas serem extraviadas durante uma conexão, principalmente se o tempo entre um vôo e outro for pequeno. Para não atrasar o próximo vôo, os funcionários acabam fazendo o serviço correndo e podem acaba esquecendo alguma mala no destino da conexão.

– Furto ou Perda: Enquanto o furto pode acontecer no momento que a bagagem está na esteira, a perda geralmente ocorre com malas que não possuem identificação, durante o transporte dela. A dica aqui é sempre usar uma tag na mesma, com nome e telefone. Facilitando o seu problema e o trabalho para a equipe do aeroporto.

Mas afinal, quais são os seus direitos?

Para solicitar os seus direitos em caso de bagagem extraviada, a primeira coisa que você precisa fazer é buscar a sua companhia aérea e solicitar o Registro de Irregularidade de Bagagem, ou RIB. Este documento é a comunicação legal do que aconteceu com sua bagagem. Junto a isso, é muito importante que você registre a ocorrência junto a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em até 15 dias após a data do ocorrido.

Nos casos que a empresa não devolver a bagagem imediatamente após a solicitação do RIB, é possível solicitar ajuda financeira para comprar os itens básicos e de maior necessidade. Além disso, durante todo o período que você ficar sem a bagagem, a empresa aérea é obrigada a cobrir todos os gostos decorrentes do problema. Lembrando que  nos casos de reembolso, é preciso em mãos os recibos de todas as compras.

Lembrando que nos casos que a mala veio danificada, você também tem direito de solicitar uma posição da companhia aérea, que deve reparar o dano ou fornecer outra bagagem em até 7 dias úteis.

Após todo o procedimento feito, a companhia aérea tem até 7 dias úteis para devolver a bagagem, em vôos domésticos. Já em vôos internacionais, o prazo é de 21 dias úteis. Caso essa data não seja respeitada, o cliente pode solicitar uma indenização por danos morais.

Caso você tenha passado por este problema nos últimos cinco anos, é possível solicitar indenização, e a gente pode te ajudar com isso! Clique no botão abaixo e saiba mais!