Voo atrasado

Imprevistos acontecem, e seu voo atrasar pode ser um deles.  A ANAC ( Agências Nacional de Aviação Civil) realizou uma pesquisa em 2017, sobre problemas com vôos domésticos. Neste levantamento foi constatado que 6,9% dos vôos daquele ano sofreram um atraso superior a 30 minutos, 2,4% atrasaram mais de uma hora.

Se isso aconteceu com você, saiba que é possível solicitar direito de indenização, que variam de acordo o motivo do atraso. Por isso, é bom saber o que pode causar este problema, que é mais comum do que a gente imagina.

Falhas técnicas: problemas mecânicos ou elétricos podem atrasar a decolagem. Caso algum empecilho seja detectado antes do vôo, a companhia tem a obrigação de corrigir o erro ou oferecer um novo vôo aos passageiros, o que pode causar o atraso.

Mau Tempo: Neblinas, chuvas e demais condições climáticas que afetem a decolagem podem atrasar o vôo. A companhia pode escolher esperar alguns minutos para a partida, de forma a garantir o máximo de segurança aos seus clientes.

Espera de passageiros: Quando as conexões atrasam, a companhia precisa esperar pelos passageiros do vôo anterior para seguir com a decolagem, causando um novo atraso.

Avião lotado: Em caso de vôos lotados, os passageiros demoram mais para desembarcar, o que pode atrasar o próximo vôo naquele terminal.

Mas afinal, quais são os seus direitos?

A ANAC define para todos os casos a companhia deve oferecer dois direitos básicos: acesso a informação, o que inclui horário do vôo, aviso de atraso e cancelamento, e assistência material, que se destina a satisfação de necessidades imediatas do passageiro, minimizando o desconforto do passageiro. Essa definição vem da resolução 400/2016 da própria ANAC, e o tempo é contado a partir do momento do atraso do vôo.

A partir de 1 hora de espera a empresa precisa fornecer meios de comunicação como celular e internet. Se o próximo vôo demorar mais de 2 horas, a companhia deve arcar com custos de alimentação do cliente. Acima de 4 horas de espera é possível solicitar hospedagem e translado a empresa.

Se o passageiro resolver desistir da viagem, tiver seu vôo cancelado ou o embarque negado, o mesmo pode pedir por um reembolso integral da passagem aérea.

Nos casos que o cliente chegar ao destino com mais de 4 horas de atraso, é possível solicitar indenização por danos morais. Se o cliente ainda perder algum evento importante, como festa, casamento ou reuniões empresariais, as chances de indenização aumentam ainda mais!

Caso você tenha passado por este problema nos últimos cinco anos, é possível solicitar indenização, e a gente pode te ajudar com isso! Clique no botão abaixo e saiba mais!